Translate

sexta-feira, 2 de maio de 2014

A Caminhada Cristã: Resultados da Obediência

"Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. 
E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois convém que se perca um dos teus membros,e não se vá todo o teu copo para o inferno."
Mateus 5: 29-30

O percurso a ser realizado pelo homem na terra até a concretização da salvação eterna (encontro com Deus) passa por três estágios:

1º - Conhecimento do Evangelho e Salvação;
2º - Amadurecimento da fé;
3º - Cumprimento da Carreira e encerramento da missão;





Não necessariamente estas três fases ocorrem uma após o término da outra; na verdade, as três estão sempre presentes, uma vez alcançadas. São fases cumulativas.
Entretanto, a cada período do percurso, uma fase se torna mais evidente que outra.
A mais longa e também a mais difícil e edificante das três fases é a segunda: "Amadurecimento da Fé".

Este é o momento de todo cristão colocar em prática os ensinamentos da bíblia e romper com os costumes do mundo. A fase do desapego! Hora de "soltar os carrapichos".

Para que isso aconteça, muitas vezes é necessário passar por intensos "processos de desapego" para que a fé e a vida com Deus sejam amadurecidas.
Na verdade, estes são os momentos de maior crescimento da vida pessoal e cristã.
O profeta Jeremias (Capítulo 18) nos compara ao barro as mãos do oleiro pois este processo de construção - desconstrução e aperfeiçoamento fazem parte da vida cristã. 





"..Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." Jeremias 18:6b


Por mais experiencias que passemos durante a vida, sempre temos algo a ser aperfeiçoado. Quanto mais perto estamos de Deus, mais conseguimos enxergar o quanto falhos somos e precisamos ser aperfeiçoados por Ele.


Uma outra comparação que cabe bem na fase de Amadurecimento da Fé,  é a de uma árvore criando suas raízes e que, por isso, não se deixa ser levada pelo vento. É alguém que vive experiências com Deus e através delas passa a ter sua fé amadurecida e firme diante das circunstâncias. 

Uma fé que é baseada no caráter de Deus, no conhecimento da sua palavra e na confiança de suas palavras.
Um cristão com a fé madura conhece o caráter de Deus, busca conhecê-lo cada vez mais e pôr em prática a Sua palavra afim de vê-la cumprir-se em sua vida.

Neste caminho, estamos sempre evoluindo nossa fé. Em alguns momentos parecemos tão fortes, em outros, percebemos o quanto vulneráveis somos. Isso revela que não existe pessoa perfeita e que não seja passível de erros independente de sua posição.


Quantas vezes diante de fases "confortáveis" da vida nós relaxamos  "um pouquinho" do relacionamento com Deus? É fácil relaxar, seguir o fluxo... ,mas muito mais difícil e necessário é manter-se atento e não permitir a degradação do nossa vida espiritual.


No texto de Mateus 5, Jesus fala sobre o adultério homem X mulher, mas não podemos esquecer de que há também o chamado "adultério espiritual".

Manter sua atenção em algo que prejudica o relacionamento com Deus constitui adultério espiritual.
A colocação é tão forte, que considera este "algo", que pode ser uma prática, coisa ou objeto como se fizesse parte do corpo humano.

O que Deus te pediria para renunciar hoje, que sua perda seria como perder um membro do corpo pra você?
O que te afasta de Deus ou você pensa ser muito difícil ou até mesmo impossível viver sem?

Podemos colocar muitos exemplos: Rede social, tecnologia, namorado (a), amizades, emprego, dinheiro, status, vícios, imoralidade, etc.... Cada um de nós sabe o que precisa renunciar para dar um passo à frente em direção ao Reino de Deus.
A boa notícia que por maaaais dolorido que pareça, podemos viver sem nada! Mas não podemos viver sem Deus!
A dependência é uma condição imposta em nossa mente, mas, precisamos avaliar o "valor agregado" que aquilo nos traz.
Mudar nunca é fácil, mas a vida cristã é ser aperfeiçoado. Se você deseja as bençãos de Deus, deseja conhecer a Deus, estar mais perto, senti-lo e viver a salvação do Senhor na eternidade, saiba que neste mundo vamos sempre remar contra a maré.

Abra mão.

As possíveis perdas em não obedecer à Deus são extremamente maiores e dolorosas que as perdas relacionadas à escolhas pela obediência.
É bom não esquecer que Deus vê o todo, nós vemos o hoje.
Experimente ser um " barro amolecido", deixe-se ser moldado. Confie sua vida a Deus. Viva o "Amadurecimento da Fé".
As consequências sempre são inexplicavelmente maiores... e melhores!

Fique na Paz!

Ingra :)





Nenhum comentário:

Postar um comentário