Translate

terça-feira, 6 de maio de 2014

E a felicidade?!



João 14

Uma das colocações sempre muito frequentes, e ainda mais no mundo atual, é esta: 

"Eu quero ser feliz!" . E outras variações: "Eu SÓ quero ser feliz e nada mais...", " E eu? Quem liga pra minha felicidade?".

Mas por que será que o ser humano corre tanto atrás desta tal "felicidade"?

Quando somos crianças, uma impressão errada que temos de nossos pais é que, quando nos corrigem, estão querendo nosso mal. Curto e grosso, rápido e claro, ação e reação! Ou seja, repreensão ou proibição = falta de amor. 
No entanto, quando crescemos, compreendemos melhor que essa combinação não funciona bem deste jeito. 

Me lembro, quando tinha por volta de 8 anos de idade. Era um desses feriadões do ano e minha casa estava cheia de visitas. Alguns primos, tios, minha avó...  eu brincava muito. Diga-se de passagem, sempre fui uma criança olhuda! Comia o que estava na minha mão rapidamente para não perder o que ainda estava na mesa! rsrs Pois é... ao contrário da minha irmã, eu GOSTAVA mesmo de comer! Ainda gosto... 
Bom, brincando muito, correndo muito... aquela fome bateu e eu não via a hora do lanche ser servido. Minha mãe preparava cachorro quente... um sonho pra mim!
Quando ela chegou com as porções na mesa, como todas as crianças, quis logo o meu. Me sentei comendo o primeiro hot dog. Ele era um pouco menor que o normal, mas na minha cabeça, como não era aquele grande como um digno podrão, e pelo tamanho da minha fome... estava muito pequeno! Antes de acabar o primeiro já estava querendo o segundo. Minha mãe dizia:

 - " Ingra, você nem acabou esse e já quer outro?! Deixa de ser olho grande, menina e termina esse primeiro!"

Eu não me contive e fui para o segundo... atenta observando quem poderia se aproximar da mesa acabando com todas as minhas chances de comer o terceiro. Comecei a chorar: 
- "Mãe, separa o meu! Eu vou querer outro!".

Esperneei, de verdade! Minha mãe, sempre muito paciente (hahahahaha),depois de muito choro e insistência, pegou toda a vasilha de pães da mesa que ainda devia ter uns oito pães e me disse: 
- "Agora você vai comer todos!". 
Ela me disse isso com um chinelo Rider do papai na mão. Sabe aquele que arde? rs 
Eu não sabia mais o motivo pelo qual estava chorando... se pela falta ou pelo excesso de cachorro quente. Lembro dela me segurando à mesa sob a mira do "poderoso chinelo Rider" até comer o quarto pão. 
Parece uma metodologia um tanto louca, mas aprendi a lição e nunca mais chorei por comida! rs

Antes, ela me alertava sobre não querer mais do que precisava por inúmeros motivos que podemos citar. Eu poderia passar mal, me tornar uma criança com problemas de saúde, engordar horrores, enfim... minha mãe sabia que precisa me "podar". 
Já, na minha visão, essa poda era totalmente desnecessária. Eu não conseguia enxergar os benefícios de não ver meus desejos satisfeitos naquele momento... Era a minha felicidade!
Assim como eu e minha mãe, nós com Deus, muitas vezes temos  a estranha sensação de: "Mas eu merecia isso! Por que comigo é sempre assim tão difícil?!". 
Diferentemente de nós, só Ele sabe o que nos fará bem, a que medida nos fará bem e de que forma nos fará bem.

"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. João 14:1

Jesus nos ensinou o caminho: Não fiquem preocupados, mas confiem em mim.
É MUITO difícil não poder controlar o que vai acontecer em nossa vida. Queremos definir o roteiro desse filme o mais rápido possível, mas a bíblia nos esclarece que não é bem assim.

"Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim." Eclesiastes 3:11-12

Para todas as coisas há um tempo. É uma verdade que você precisa aceitar. Ficar desesperado ou "tentar dar uma mãozinha" só vai piorar as coisas e deixar você frustrado. Então Jesus, em outras palavras está dizendo: "Relaxa... Eu cuido de você.".

"Digo a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.
E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.
O que vocês pedirem em meu nome, eu farei." João 14: 12-14

Não fazer sua vontade, do jeito que você quer e na hora que você quer não é falta de amor. Pelo contrário, quando o Deus age assim esta apenas cuidando da sua felicidade.
Não há ninguém mais atento à sua felicidade que Deus, nem mesmo você. DEus está atento sobre o caminho que a sua vida precisa percorrer encontrá-la. Todo o tipo de provisão vem dEle. Por isso, não se deixe cegar por seus desejos. Em alguns momentos da vida, uma realização parece vital mas Deus diz: 

" A minha graça te basta". Conforme II Corintios 12:9

Às vezes, algumas coisas não vão acontecer. 
Que tal perguntar à Deus o que realmente é bom pra sua vida?! Ao invés de procurar lutar contra a situação, aprender com o que ela oferece?
Tenha a certeza de que Deus tem planos maravilhosos para sua vida:

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jeremias 29:11-12

E o seu trabalho é somente obedecer seus ensinamentos e descansar:

"Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.
Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.
Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." Salmos 119:97,98, 105

A pratica da palavra de Deus traz vida. Neste caminho, entregue-se à oportunidade de crescer e aprender com Deus todos os ensinamentos que ele tem para te dar.

"Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele.
Aquele que não me ama não obedece às minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.". João 14: 21; 24

Seja feliz. 
 - Não queira ter o controle de tudo;
- Submeta-se a Deus;
- Obedeça aos Seus mandamentos;
- Descanse;
Siga estes passos, e se tornará mais fácil prosseguir. Por vezes, parece impossível descansar. Quando isso acontecer lembre-se desta palavra:

"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. 
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." Filipenses 4:6-7

Deus nunca nos abandona! Aleluia!
Que a graça e paz de Deus encham sua vida.
Fique na Paz!

Ingra :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário